Blog: Quais as diferenças entre chapisco, emboço e reboco?

Você está com dúvidas e não sabe quais são as diferenças entre chapisco, emboço e reboco? Acredite: as diferenças entre cada uma das argamassas é bem pequena no ponto de vista teórico. Porém, na prática elas são utilizadas para momentos muito diferentes da obra e possuem uma importância enorme, cada uma em sua etapa.

chapisco, emboço e reboco

 

O que é chapisco?

O chapisco é uma argamassa feita a partir do cimento e de areia grossa. Utiliza-se para que a parede possa ter uma aderência maior ao reboco. Isso acontece porque ela aumenta a rugosidade da superfície da alvenaria.

O chapisco possui uma consistência muito mais líquida e deve aplicar-se em todos os locais que serão rebocados.

Caso isso não seja feito, existem grandes chances de que o reboco apresente problemas.

O que é o emboço?

O emboço é o reboco que ainda não foi alisado. Ou seja, quando a parede apenas recebe a massa do reboco mas não  alisada, chama-se isto de emboço.

É importante ressaltar que em alguns casos o emboço não precisa se transformar no reboco. Sim, isso mesmo que você leu.

Se a sua parede for receber revestimentos como azulejos, pastilhas, porcelanatos e mármores, não é necessário o alisamento do emboço. O ideal nesses casos é que a superfície seja mais áspera para que as placas possam se colar com mais facilidade.

O que é reboco?

O reboco é uma superfície lisa que cobre paredes e tetos. Ele tem 2cm de espessura e é feita com uma argamassa composta por cimento, areia fina e cal.

No final desta etapa as paredes estarão prontas para receber a pintura, azulejos, pastilhas, texturas, papel de parede, entre outros tipos de revestimento.

Diferenças entre o chapisco, reboco e emboço

Para que fique mais claro, nós vamos destacar quais são as principais diferenças entre essas argamassas. Veja:

Chapisco: fase de preparação das paredes

Utiliza-se o chapisco sempre na fase de preparação das paredes. Afinal, a sua função é justamente aumentar a rugosidade da parede e sua aderência para o emboço.

Existem alguns casos específicos onde a parede pode ficar apenas no chapisco, mas isso só costuma acontecer em muros.

Ressalta-se que o chapisco é a argamassa mais líquida entre as que foram mencionadas aqui.

Emboço: preencher a parede

Após a aplicação e secagem do chapisco, a parede deverá receber o emboço, que será utilizado para preencher a parede por completo. Ele apresenta uma estrutura irregular e se mantém nesse estado temporariamente até que a parede seja alisada.

O reboco é a fase final do acabamento, na maioria dos casos.

Em última instância, o emboço se transforma no reboco por meio do acabamento. Ou seja, o excesso de massa é retirado da parede e ela é completamente nivelada. Dessa forma ela poderá receber os acabamentos necessários para que o ambiente fique prontinho.

É importantíssimo que a massa do emboço e do reboco sejam mais moles, pois caso contrário haverá uma secagem rápida e isso pode dificultar muito o acabamento.

Agora que nós já explicamos o assunto, conta pra gente: ficou alguma dúvida no ar? Você ainda não sabe diferenciar o chapisco do emboço e reboco? Deixe o seu comentário aqui embaixo para que a gente possa te ajudar!

Visite agora mesmo o site da Bremenkamp Material de Construção e conheça nossos materiais!

Conheça nosso blog e receba dicas de obras com as novidades do mercado. Além disso, siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas promoções! Deixe seu comentário sobre qual assunto deseja por aqui, vai ser um prazer te ouvir!

Sobre a loja

Compromisso de ser a campeã dos preços baixos com produtos da base ao acabamento da obra. Materiais de construção com garantia de qualidade e atendimento personalizado.

Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Distribuidora Campeão Indústria e Comércio - CNPJ: 04.920.643/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail