Blog: Blocos e Tijolos: Como escolher para sua obra

Se você está construindo ou reformando, certamente já se deu conta da importância dos blocos e tijolos. Com enormes variações entre os tipos, eles são fabricados em diversos materiais e para diferentes fases da obra. 

Blocos e Tijolos

O que considerar ao escolher blocos e tijolos? 

Uma vez que os blocos e tijolos são responsáveis por garantir que a estrutura que será erguida ficará firme, as primeiras características a serem consideradas devem ser a resistência e durabilidade do produto. 

Além disso, eles devem apresentar um alinhamento adequado e contar com um material de fixação eficiente. 

Outros fatores, como carga estrutural, absorção de água, isolamentos térmico e acústico, além do tipo de uso propriamente dito — vedação, estrutural ou aparente — também são muito importantes e precisam ser levados em conta.

Principais tipos de blocos e tijolos 

Bloco de concreto celular

Também chamado de espumoso ou poroso, o bloco de concreto celular é mais leve que o modelo tradicional. Ele possui poros esféricos que são preenchidos com ar. Dessa forma, sua densidade é bem menor quando comparada a dos outros modelos. 

Por conta dessa característica, esse bloco possui excelente isolamento térmico e acústico. Dessa forma, é indicado para diferentes finalidades, como lajes, paredes e pisos. Também é muito indicado para estrutura mais robustas. 

Seu processo de produção não agride o meio ambiente, uma vez que não são gerados resíduos. As construções que os utilizam são mais sustentáveis e rápidas. 

Outro importante diferencial desse modelo é a sua resistência ao fogo. Além disso, seu manuseio é mais fácil e o processo de serragem e furação também é mais simples. 

Porém, antes de adquiri-lo, não se esqueça de verificar a espessura das peças, que pode chegar até 20 centímetros. 

Bloco de concreto

Uma das opções mais resistentes, o bloco de concreto é o mais utilizado para construção do alicerce da casa. Por ser uniforme e ter maior dimensão, gasta menos argamassa que os outros modelos. 

Mas não é só esse fator que faz com que ele seja econômico. Ele também rende mais que os outros e causa menos desperdício. Mas, dentre todas as opções, é o que proporciona menor conforto térmico.

Os blocos de concreto estão disponíveis no mercado em diversas larguras e espessuras. Além disso, são divididos entre o uso específico para vedação ou estrutural.  

Bloco cerâmico

Atualmente, o bloco cerâmico é o modelo mais utilizado nas construções de alvenaria de vedação. Além disso, é a opção mais econômica disponível. Apesar disso, possui bastante entulho e é frágil. 

Por não suportar cargas estruturais, ele geralmente é utilizado na construção das paredes internas. Porém, seu desempenho térmico é bom e suas dimensões são precisas. 

Esse modelo possui algumas variações, como o baiano, cujas ranhuras facilitam a aderência da argamassa. Além disso, não esqueça de avaliar a largura, o comprimento e a quantidade de blocos necessária por m2. 

Bloco Estrutural

Como o próprio nome diz, este bloco é usado na alvenaria estrutural e pode ser feito de cerâmica ou concreto. Por seu tamanho ser maior, ele exige menor tempo de assentamento. 

Além disso, e as instalações hidráulicas e elétricas podem ser introduzidas na realização da alvenaria — o que acelera a construção das paredes e faz a obra ganhar rapidez e economia. 

Mas, as obras que são feitas com esse tipo de bloco tem que ser muito bem planejadas. Depois de pronto, não são possíveis reformas nas construções executadas com blocos estruturais.

Além disso, é necessário cuidado redobrado com as esquadrias. Nesse sistema de construção são utilizadas esquadrias de tamanhos padrões, pois a parede estrutural não permite personalização como grandes aberturas para portas e janelas.

Tijolo Maciço

Também conhecido como tijolo de barro cozido ou tijolinho, o tijolo maciço proporciona ótimo conforto térmico e acústico. Porém, por ser pequeno, são necessárias mais unidades para construir cada metro quadrado. 

Dessa forma, o gasto com mão de obra e argamassa aumenta significativamente. Além disso, esse modelo possui dimensões imperfeitas, que podem deixar a alvenaria desigual. 

Tijolo refratário

Utilizado principalmente para construções de churrasqueira e forno de pizza, o tijolo refratário é resistente ao calor, característica primordial nessas construções. 

Para a instalação desse modelo, é importante utilizar uma argamassa especial, também chamada de refratária. Dessa forma será possível o assentamento correto. 

Tijolo de acabamento

Como o próprio nome já diz, esse modelo tem a função de acabamento. É conhecido como uma derivação do tijolo cerâmico comum, mas com melhor aparência por conta da sua finalidade. 

São bem resistentes e pouco porosos. Além disso, podem ser encontrados em diferentes formatos, cores e tamanhos. É bastante procurado para áreas externas, pilares, fornos e bancadas. 

Tijolo Ecológico

Na contramão do processo de fabricação tradicional, esse tijolo é considerado sustentável por fugir dessa etapa. Ele é curado (processo de secagem da mistura) apenas com água e sombra. 

Ele apresenta dois furos internos, o que facilita a construção da rede elétrica e hidráulica. caso opte por construir com tijolo ecológico, saiba que vai economizar (e muito!) na etapa de acabamento, porque o próprio design do produto já deixa o espaço com aspecto bonito, dispensando o reboque e a pintura.

Por que é importante ter atenção aos custos dos blocos e tijolos?

Um dos quesitos mais centrais na tomada de decisão é o custo por m² de alvenaria concluída. Aqui, esteja atento ao melhor custo-benefício para você: mil blocos de concreto, por exemplo, são mais caros que mil tijolos cerâmicos padrão. Porém, o rendimento deles é muito maior e reduz o custo da mão de obra.

Produtos com maior precisão dimensional assentam em bem menos tempo e também economizam na mão de obra. Enquanto tijolos mais baratos costumam apresentar variações que resultam em gastos adicionais com reboco para consertos e acabamento.

Por isso, é prudente avaliar, junto ao engenheiro responsável pela análise das cargas da construção, a melhor alternativa para as suas necessidades. Lembrando que quanto maior for a qualidade dos materiais, menor será o desperdício.

Então, na hora de tomar suas decisões, não considere apenas o valor em si, mas o custo-benefício entre materiais e mão de obra. Lembre-se, caso você escolha apenas o mais barato, é possível que tenha que desembolsar no futuro para reformas.

Sabemos que o processo de escolha de tijolos e blocos não é fácil. É preciso dedicar tempo e estudar qual a melhor decisão. Como nem sempre temos esse tempo disponível, o melhor é realizar essa ação com a maior comodidade possível.

Por isso, escolher e comprar pela internet é excelente alternativa, que otimiza seu tempo e lhe dá acesso a um grande leque de opções, para que você possa escolher a que melhor se adequa à sua necessidade.

Agora que você conferiu as nossas dicas, ficou bem mais fácil escolher tijolos e blocos para a sua construção, certo? E para facilitar mais fácil ainda, visite agora mesmo o site da Bremenkamp Material de Construção e conheça nossas opções!

Conheça nosso blog e receba dicas de obras com as novidades do mercado. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas promoções! Deixe seu comentário sobre qual assunto deseja por aqui, vai ser um prazer te ouvir!

Sobre a loja

Compromisso de ser a campeã dos preços baixos com produtos da base ao acabamento da obra. Materiais de construção com garantia de qualidade e atendimento personalizado.

Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Distribuidora Campeão Indústria e Comércio - CNPJ: 04.920.643/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail