Blog: Gestão de obra: Como fazer da melhor forma

Uma das tarefas mais importantes para qualquer tipo de construção, é realizar a devida gestão de obra. Isso para que tudo flua da melhor maneira possível. Também ajuda a evitar uma série de complicações e contratempos recorrentes durante a execução de uma construção.

Gestão de obra: Como fazer da melhor forma

Gestão de obra: aprenda como fazer de forma simples e prática

Para entendermos melhor como será feita a gestão de obra, alguns critérios precisam ser seguidos para que você consiga aplicar essas informações e melhorar todo o processo de gestão do mesmo. Os critérios são:

1. Etapas da construção

Nosso ponto de partida é conhecer todas as etapas que constitui sua construção. É através desse mecanismo que você irá exercer com maior qualidade todas as etapas que a envolvem. A gestão de obra é, principalmente, planejamento. 

As etapas consistem em conhecer os diversos aspectos, desde os menores até os de maior complexidade, que serão feitos no canteiro de obras. Claro que você não precisa saber absolutamente tudo, mas tente anotar pontos que você considera mais importantes estipulando o tempo de início e término dessas atividades.

Um dica bem interessante, é se reunir com profissionais da área para saber seus pontos de vista sobre a importância de determinadas etapas que precisam de uma maior atenção. Dessa maneira, fica mais fácil se aprofundar em temas essenciais com maiores detalhes.

2. Estabeleça metas

Outro detalhe muito importante depois que você listar as etapas da construção, é determinar para cada etapa um cronograma de como essas tarefas irão ser concluídas. Também tente adicionar um tempo para o início e conclusão de cada etapa. Essa é uma parte fundamental da gestão de obra. 

Contudo, sempre tenha em mente que erros ou imprevistos podem acontecer. Por isso, é fundamental trabalhar sempre com uma margem de prazo maior para a conclusão das metas. Assim, os funcionários da obra terão uma maior liberdade de tempo para concluir o projeto sem correria. 

E nos momentos de imprevisto, você terá uma maior tranquilidade de resolver essas questões sem se preocupar. Isso porque antes tudo foi calculado para que você não se atrase e consiga entregar no tempo determinado. 

3. Gestão de obra com controle de suprimentos

Já anotadas as etapas da obra, é hora de realizar o que comumente se chama de “controle de suprimentos inteligentes”. Ou seja, aqui o importante é contar com ajuda de planilhas ou softwares para te auxiliar e antecipar possíveis faltas de materiais que causam atrasos desnecessários.

Com esse controle, fica mais fácil otimizar o tempo. Assim, na falta de materiais, você já tem uma base da quantidade adequada para cada finalidade. Ainda, pode até se antecipar na compra de novos materiais e evitar que os suprimentos se esgotem. 

4. Canais de comunicação

Como em diversos outros aspectos da vida, uma boa comunicação garante que determinadas finalidades sejam mais bem executadas. Em uma construção, a boa comunicação também permite uma melhor gestão de obra.

A arte de se comunicar com sua equipe é a melhor maneira de saber tudo que anda acontecendo com a obra. Estimule para que os funcionários também aprendem a manter uma maior proximidade entre si. Assim, essa comunicação é essencial para solucionar questões simples, mas que em caso contrário, podem até atrasar o andamento da obra.

5.  Faça gestão de obra, mas fique atento aos riscos

Antes de mais nada, é bom sempre lembrar dos riscos que envolvem uma construção. Por isso, o uso de equipamentos são indispensáveis para a segurança de todos os trabalhadores. 

Os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI’s e EPC’s) são recursos que garantem não somente a saúde, como aos requisitos das normas trabalhistas que devem ser seguidas.

Informar toda a equipe a importância de se manter seguro, é um ato responsabilidade e consequentemente, melhor será para a gestão da sua obra. 

6. Gerenciamento de contas

Por último, mas muito importante para concluir com mais eficácia a gestão de obra, é trabalhar também com um gerenciamento de contas. Afinal, você não deseja extrapolar nos gastos e se surpreender com os custos finais da construção não é verdade?

Por isso, não deixe de realizar uma planilha com o orçamento inicial de todos os possíveis gastos que a obra terá, e que deverão ser respeitados ao longo da construção. Além disso, com ajuda da tecnologia você facilmente encontra serviços em sites e aplicativos, recursos incríveis para o desenvolvimento de uma estrutura ideal de gerenciamento de gastos. 

Conclusão 

Toda construção envolve uma grande quantidade de desafios, que se não forem trabalhados de uma forma eficiência e com uma boa gestão de obra, poderá causar grandes prejuízos e muitas dores de cabeça. 

Se o artigo foi útil para você, compartilhe! Temos  em nossas lojas todos os artigos que precisa para sua obra! Visite agora mesmo o site da Bremenkamp Material de Construção e compre com a gente!

Conheça nosso blog e receba dicas de obras com as novidades do mercado. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas promoções! Deixe seu comentário sobre qual assunto deseja por aqui, vai ser um prazer te ouvir! 

Sobre a loja

Compromisso de ser a campeã dos preços baixos com produtos da base ao acabamento da obra. Materiais de construção com garantia de qualidade e atendimento personalizado.

Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Distribuidora Campeão Indústria e Comércio - CNPJ: 04.920.643/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail