Blog: Como calcular a metragem de cerâmica necessária

Calcular a metragem de cerâmica necessária para um cômodo ou para uma obra inteira costuma gerar dores de cabeça em muita gente. Afinal, sem saber precisamente quantos metros de cerâmica são necessários, erros podem acabar acontecendo.

Como calcular a metragem de cerâmica necessária

Aprenda a calcular a metragem de cerâmica

Antes de qualquer coisa, é preciso garantir que a unidade de medida do cálculo que será realizado é a mesma. O motivo é simples: qualquer tipo de erro nessa parte vai fazer com que todo o nosso esforço seja em vão.

De modo geral, o cálculo sempre será feito com base em metros quadrados. Logo, você deve ter muita atenção para sempre fazer as conversões para esse tipo de medida.

Para achar esse valor, tudo o que você precisa fazer é multiplicar a largura pelo comprimento. Porém, lembre-se: antes disso é preciso fazer a conversão de centímetros para metros, se for necessário.

O mesmo cálculo vai acontecer para descobrir a metragem quadrada do cômodo que receberá a cerâmica. 

É importante ressaltar que você deve adquirir 10% a mais de cerâmicas do que o necessário, pois assim haverá uma “gordura” que será utilizada em caso de perdas e também para o assentamento dos rodapés.

A partir desse cálculo, você vai definir com precisão o que precisa ser comprado

Uma vez que você já saiba qual é a metragem quadrada da sua cerâmica e do seu cômodo, tudo o que você precisa fazer é realizar a divisão da metragem do cômodo pela metragem do piso.

O resultado será o número de peças que serão utilizadas no local.

Também é preciso levar em consideração o espaçamento entre os pisos e os rodapés. Porém, se um pouco de cerâmica sobrar, não faz mal nenhum.

Afinal, pelo menos assim você terá peças de reposição em mãos para realizar reparos em casos de extrema necessidade.

Vale a pena ressaltar também que você irá comprar os pisos em caixas. Por conta disso, faça o cálculo de quantos metros quadrados cada caixa de cerâmica possui, para que assim sua compra seja mais assertiva.

Como calcular a metragem de cerâmica necessária para paredes?

Bem, é nessa hora que muita gente já começa a desistir. Mas esse não é o seu caso, não é mesmo?

Até porque, o cálculo ainda continua sendo super simples: você só vai precisar somar o comprimento de todas as paredes e então multiplicar pela altura. Viu só como é fácil?

Agora, só falta entender como calcular a metragem de cerâmica de escadas!

Na hora de calcular a metragem de cerâmica necessária para escadas, será preciso levar em consideração todas as partes de uma escada. Logo, o cálculo será sempre condicionado a elas.

Por exemplo, as medidas padrão de uma escada são:

  • 18 centímetros de altura ou 0,18 metros;
  • 25 centímetros de comprimento ou 0,25 metros.

Na hora de fazer o cálculo da altura total, você vai precisar multiplicar os 0,18 metros pelo número de degraus e depois multiplicar pela largura. 

O mesmo processo acontece para descobrir o comprimento total: multiplique os 0,25 metros pelo número de degraus e, por fim, pela largura.

Dessa forma, você terá em mãos o cálculo preciso da metragem total das cerâmicas para a escada e para a sua casa. Sem dúvida alguma, tudo ficará muito mais fácil!

Está procurando por materiais de construção? Entre no nosso site e confira os produtos disponíveis!

Sobre a loja

Compromisso de ser a campeã dos preços baixos com produtos da base ao acabamento da obra. Materiais de construção com garantia de qualidade e atendimento personalizado.

Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Distribuidora Campeão Indústria e Comércio - CNPJ: 04.920.643/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail