Blog: Dicas infalíveis para mudar a cor da parede

Se você está planejando fazer uma mudança na decoração do imóvel, a pintura é um requisito quase obrigatório. Mudar a cor da parede traz uma sensação de renovação ao ambiente, e dependendo da cor que você escolher, pode trazer mais alegria ou leveza para o local.

Materiais essenciais para mudar a cor da parede

Para mudar a cor da parede você vai precisar basicamente dos materiais que costuma utilizar ao pintar uma parede nova, sem cor. Veja!

  • Papelão ondulado ou lona para forrar o chão;
  • Lixa de parede ou lixadeira elétrica;
  • Espátula de aço não flexível;
  • Bandeja de tinta;
  • Massa corrida e gesso em pó;
  • Fundo preparador de paredes;
  • Rolo de pintura;
  • Trincha;
  • Tintas;
  • Fita crepe.

Dicas infalíveis para mudar a cor da parede

Algumas pessoas podem achar que mudar a cor da parede, seja do escuro para o claro ou do claro para o escuro, pode ser difícil e trabalhoso. Porém, vamos apresentar alguns macetes que facilitam essa transição.

Superfície neutra

Se a cor da parede for clara e você deseja pintar em um tom escuro, não tem mistério. Lixe a parede, depois aplique o Fundo Preparador de Parede, cubra as imperfeições com gesso, como buracos de parafusos e depois limpe a parede para retirar o pó feito pela lixa. Com a parede limpa, seca e selada, é o momento de diluir a tinta de acordo com as recomendações do fabricante. 

Em primeiro lugar, aplique uma demão de tinta sobre os locais onde foram aplicados o gesso e a massa corrida. Aguarde a secagem e aplique uma demão em toda a superfície.

Superfície escura

Se a sua parede estiver pintada de vermelho e você deseja pintar de amarelo, por exemplo, você deve primeiro lixar a superfície que já está escura. Portanto, lixe a parede vermelha e retire todo o pó. Em seguida, passe uma ou duas mãos de tinta branca fosca para neutralizar o vermelho e só depois aplique a tinta amarela. Lembre-se de respeitar o intervalo de secagem entre demãos.

Superfície brilhante

Se a tinta que se deseja cobrir for brilhante, tais como esmalte, óleo, semi brilho ou acetinado, será necessário lixar até a perda do brilho. Em seguida, utilize os materiais para realizar o resto do trabalho.

Cuidados básicos antes de mudar a cor da parede

Antes de mudar a cor da parede, você deve ter alguns cuidados básicos para que o trabalho tenha o melhor resultado. 

  1. A superfície deve estar limpa, sem umidade, mofo, descascando, com bolhas, além de estar seca; 
  2. Se a parede estiver engordurada, limpe com detergente neutro e enxágue;
  3. Elimine pequenas imperfeições com massa corrida em superfícies internas e com massa acrílica nas áreas externas ou internas que ficam em contato com água ou vapor. Após a secagem, lixe e remova o pó;
  4. Quando a parede estiver em mau estado, é necessário remover a pintura anterior e aplicar uma demão de fundo preparador de paredes seguindo as instruções de diluição da embalagem do produto. O fundo preparador é indicado sempre para a repintura em paredes descascadas, pintadas com cal, que estejam esfarelando, ou até mesmo em caso de pintura sobre gesso novo.

Se você está planejando transformar a decoração do imóvel e quer mudar a cor da parede, seja claro para o escuro ou vice-versa, veja todos os materiais que temos disponíveis para facilitar o seu trabalho. Acesse o site e nos siga nas redes sociais para acompanhar as ofertas. 

Sobre a loja

Compromisso de ser a campeã dos preços baixos com produtos da base ao acabamento da obra. Materiais de construção com garantia de qualidade e atendimento personalizado.

Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Distribuidora Campeão Indústria e Comércio - CNPJ: 04.920.643/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2023


Para continuar, informe seu e-mail