Blog: Empilhadeira elétrica: Dicas de uso para agilizar sua obra

A empilhadeira elétrica é um dos equipamentos que são peças fundamentais em uma construção. É através desses equipamentos e maquinários que o fluxo e produtividade do trabalho aumentam significativamente. No caso da empilhadeira elétrica, ela é usada cada vez mais. E não só em grandes construções como também em pequenas obras.

Empilhadeira elétrica

Principais usos da empilhadeira elétrica

Transporte de cargas em grande quantidade

O primeiro e mais convencional uso da empilhadeira elétrica é transportar materiais e equipamentos de um lugar para outro. Imagine como seria desgastante realizar o deslocamento de vários materiais de forma manual? Sem contar a grande quantidade de tempo que isso levaria.

Com isso, o uso da empilhadeira é o método mais eficiente e que consegue automatizar todo esse processo de descolamento de materiais e objetos com mais rapidez. Além disso, a torre de elevação da empilhadeira permite elevar cargas em lugares mais altos. Isso exigiria muito mais trabalho e força se fosse feito manualmente.

Agilização do processo com a empilhadeira elétrica

A empilhadeira elétrica, também consegue agilizar todo o processo da obra de maneira mais fluida. Isso por ser capaz de carregar grandes quantidades de materiais de uma vez só. Sabemos que em um canteiro de obras, quanto menos tempo uma tarefa exige, melhor é para concluir o projeto e assim, entregar a obra antes do prazo estabelecido.

Porém, aqui há uma ressalva, não é recomendável utilizar a empilhadeira em locais com piso irregular ou molhado. Dessa forma, você evita qualquer acidente ou estragar o maquinário.

Redução dos custos operacionais

Além de não precisar gastar com o uso de gasolina, a empilhadeira elétrica possui um baixo índice de custo energético. Ou seja, você terá em mãos um veículo que proporciona não só mais produtividade, mas também menos custos operacionais. 

Benefícios da empilhadeira elétrica 

Além das vantagens que nós falamos acima, outros fatores e benefícios que fazem você perceber a importância desse maquinário em sua obra são: 

  • Baixo nível de ruído: Exceto pelo farol de aviso, a empilhadeira elétrica não produz ruído do motor ou outros tipos de ruído na área. Os operadores de empilhadeiras podem ouvir somente os sons importantes que indicam a necessidade de parar ou ajustar a carga.
  • Operação mais simples: Um operador de empilhadeira elétrica fará menos movimentos de braço, mão e pé para manobrar através de tarefas repetitivas.
  • Baixo custo de manutenção: Os motores elétricos não exigem as mesmas rotinas de manutenção extensas para operar com a máxima eficiência. Além do mais, a  manutenção é mais simples, pois não há mecanismo de combustão.
  • Sem Emissões: Os motores de empilhadeiras elétricas não produzem emissões de combustível durante a operação. Ou seja, é muito mais benéfico para o meio ambiente e para as pessoas em torno.

Tipos de empilhadeira

No mercado, são encontradas normalmente 4 tipos de empilhadeira. Assim, podemos citar, além da empilhadeira elétrica, que você conheceu aqui, outros 3 modelos bem interessantes. São eles:

Empilhadeira manual

Como o próprio nome já diz, esse modelo de empilhadeira é operado através do trabalho braçal. Mas, ao contrário do que alguns possam pensar, todo esse esforço não é muito difícil. Isso porque a empilhadeira geralmente conta com sistemas de roldana e rolamento que facilitam o manuseio da máquina. 

Empilhadeira a combustão

As empilhadeiras a combustão são divididas em duas categorias: as movidas a gás liquefeito e as outras a diesel. Essas, por sua vez, possuem uma capacidade de transporte de carga maior. Contudo, emitem fumaças que são prejudiciais ao meio ambiente e até as pessoas próximas que trabalham principalmente em locais mais fechados.  

Empilhadeira portuária

Por último, a empilhadeira portuária é usada de forma diferente em relação as outras apresentadas aqui. Enquanto as empilhadeiras convencionais são mais utilizadas no ambiente de construção civil, a empilhadeira portuária atua para agilizar o transporte de um número de cargas maior em portos marítimos para a carga e descarga de navios.

Ou seja, sua capacidade de transporte de materiais é superior aos outros tipos de empilhadeiras aqui citadas.

Conclusão sobre a empilhadeira elétrica

As empilhadeiras elétricas estão avançando em todos os lugares. Desde a indústria automotiva e serviços de encomendas de transporte público, intralogística e principalmente na construção civil.

Por serem máquinas elétricas, são incrivelmente econômicas em relação aos custos operacionais, e também ecológicas, já que não agridem o meio ambiente. Se você ainda não adquiriu sua empilhadeira elétrica, é hora de rever seus conceitos e aumentar a produtividade da sua obra. 

Como sempre, se você gostou das informações, lembre-se de compartilhar em suas mídias sociais. E não se esqueça de visitar a Bremenkamp Material de Construção . Podemos te ajudar com os melhores preços e melhores produtos!

Visite agora mesmo o site da Bremenkamp Material de Construção e compre com a gente!

Conheça nosso blog e receba dicas de obras com as novidades do mercado. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas promoções! Deixe seu comentário sobre qual assunto deseja por aqui, vai ser um prazer te ouvir!

Sobre a loja

Compromisso de ser a campeã dos preços baixos com produtos da base ao acabamento da obra. Materiais de construção com garantia de qualidade e atendimento personalizado.

Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Distribuidora Campeão Indústria e Comércio - CNPJ: 04.920.643/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail