Blog: Trincas na parede: aprenda a consertá-las

Muitas pessoas possuem dúvidas a respeito de como reparar trincas na parede, principalmente por conta do fator estético que está associado a esse tipo de problema da construção. Em muitos casos as trincas representam mais do que um simples problema estético. Na verdade, elas denunciam o surgimento da problemas estruturais que, caso não sejam solucionados, podem inclusive apresentar grandes riscos para toda a estrutura.

Trincas na parede

O que são as trincas na parede?

Para começar, é preciso compreender que existe uma diferença muito grande entre fissuras, trincas e rachaduras.

Fissuras são pequenas e superficiais, sendo que não estão ligadas a nada que diz respeito a estrutura, mas sim a falta de aderência dos materiais que foram utilizados.

Já as trincas, são ligadas muitas vezes a estrutura da parede e são mais profundas. Elas decorrem de recalques na fundação e esforços que vão além da resistência da parede. Podem indicar a queda da parede ou pelo menos de parte dela.

Já as rachaduras são grandes o suficiente para incomodar o morador, seja pela entrada de vento, chuva e assim por diante.

A trinca, que é o nosso objeto de análise aqui, costuma ter uma espessura de 1 a 3 mm.

Como reparar trincas?

Uma vez que isso esteja claro, é preciso começar a entender como você pode reparar as trincas que surgem na sua casa. Bem, existem diferentes maneiras de se fazer isso, mas todas elas são muito práticas.

Caso você não se sinta seguro o suficiente para fazer isso por conta própria, não há problema algum. Contrate um profissional especializado e deixe que ele faça o serviço.

O mais importante é eliminar essas trincas na parede e garantir a segurança e beleza do seu imóvel.

Veja a seguir como reparar trincas:

Pequenas trincas

A reparação de pequenas trincas não estruturais é muito simples. Primeiramente você deverá abrir a trinca cerca de 2 cm para cada lado e então aumentar a sua profundidade em 1 cm.

É preciso ser muito sutil nesse processo. Em seguida, utilize uma telinha de nylon na trinca e cole ela. Depois, utilize argamassa de cimento, cal e areia, em uma proporção de 1:2:8. Utilize cola branca na água em uma proporção de 1:3 e então preencha a trinca por completo com a mistura e faça os acabamentos.

Isso deve ser o suficiente para que o problema de trincas na parede seja resolvido por completo. 

Como corrigir trincas maiores?

O ideal é abrir a trinca em um formato “V”, para em seguida escová-la e eliminar toda a poeira do local. Depois disso, um fundo preparador de paredes deve ser passado, para que depois um produto selador de trincas seja utilizado. Depois de 24 horas, um impermeabilizante deve ser passado.

Ao fim do processo, uma tela de poliéster deve ser usada na trinca e sua fixação deve ser feita com o mesmo impermeabilizante. Depois de tudo isso é só fazer o acabamento.

O que fazer para evitar as trincas na parede?

As trincas podem ser uma decorrência de vários elementos, então muitas vezes é complicado preveni-las antes que apareçam.

Porém, o ideal é que você sempre esteja indo atrás da razão desses problemas. De fato, é possível identificar problemas na impermeabilização das paredes, da laje ou até mesmo falhas estruturais que estejam começando a gerar problemas.

O quanto antes isso for descoberto melhor será, pois assim será possível tomar as medidas cabíveis para evitar as trincas e garantir a segurança do seu imóvel.

Ficou com alguma dúvida sobre este conteúdo? Deixe o seu comentário para que possamos te ajudar!

Agora você está pronto para adquirir seus produtos com a gente! Visite agora mesmo o site da Bremenkamp Material de Construção e conheça nossos materiais!

Conheça nosso blog e receba dicas de obras com as novidades do mercado. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas promoções! Deixe seu comentário sobre qual assunto deseja por aqui, vai ser um prazer te ouvir!

Sobre a loja

Compromisso de ser a campeã dos preços baixos com produtos da base ao acabamento da obra. Materiais de construção com garantia de qualidade e atendimento personalizado.

Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Distribuidora Campeão Indústria e Comércio - CNPJ: 04.920.643/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail