Blog: Como escolher esquadria para sua casa

Ao construir ou reformar as janelas e portas de uma casa, muitas pessoas se pegam na dúvida sobre como escolher esquadria para o imóvel. Com a grande variedade desses materiais no mercado atual, fica realmente difícil optar por apenas um tipo.

esquadria

O que é Esquadria? 

Se você  caiu de paraquedas no artigo, talvez esteja pensando "afinal… Esquadria? O que é isso?"

Basicamente, as esquadrias são elementos que tem como finalidade fechar vãos. Ou seja, se existem portas e janelas é porque há esquadrias que fazem o fechamento dos vãos desses objetos. 

Contudo, existem diferentes tipos de esquadrias. Esses tipos se diferem desde o tamanho, formato, tipo de material e até no modo de abertura.

Agora que você já sabe o que é esquadria, vamos para o próximo passo. Muitas pessoas se perguntam sobre como escolher esquadria com o melhor formato. Por isso, conheça a seguir mais sobre os principais formatos que as esquadrias podem ter.

Principais formatos de esquadria

  • De abrir: É o modelo de uma folha que giram apenas sobre as dobradiças. São bastante utilizadas em portas de ambientes internos e portas de entrada. 
  • De correr: Como o nome sugere, são portas e janelas que deslizam sobre trilhos e são bastante práticos principalmente em ambientes pequenos. 
  • Basculante: No modelo basculante são desenvolvidas esquadrias com metade para dentro e metade para fora em sentido horizontal, muito visto por exemplo em portões de garagem.
  • Maxim-ar: O maxim-ar por sua vez, é bem parecido com as basculantes, contudo, é um modelo que consegue ter uma abertura maior para proporcionar uma melhor ventilação no ambiente.
  • Guilhotina: A esquadria conhecida como Guilhotina é bastante comum de serem vistas em casas antigas. Seu modo de abertura se baseia em duas folhas, uma que pode ser aberta para cima e a outra para baixo, ou até mesmo na mesma direção se preferir. 
  • Camarão: Com um nome bem curioso, esse modelo também é chamado de sanfonada. Isso por conta do seu formato de abertura, onde as folhas são dobradas uma sobre a outra. Podendo também ser encontradas tanto para portas quanto janelas, a esquadria de camarão são bem práticas para ser usadas em lugares pequenos. 

Mais um ponto sobre como escolher esquadria: Principais tipos

Acabamos de conhecer um pouco sobre os formatos mais comuns de esquadrias encontradas no mercado. Também é importante conhecer quais são seus tipos e assim, escolher melhor qual material mais se encaixa com suas necessidades.

Esquadria de PVC

Cada vez mais procurado por grande parte do público devido ao seu custo-benefício, a esquadria de PVC tem diversas vantagens. Além de ser muito resistente e adaptável para qualquer ambiente, são fáceis de limpar e podem ser encomendadas sob medida.

Esquadria de madeira

Talvez o primeiro modelo que pensamos quando nos deparamos com a dúvida de como escolher esquadria.  Contudo, pelo fato de mais suscetível a empenar, ela exige uma constante manutenção. Em contrapartida, além de serem esteticamente bonitas, esse tipo de esquadria são resistentes e com alta durabilidade. 

Esquadria de alumínio 

Outro modelo bastante comum em portas e janelas é a esquadria de alumínio. Assim como as de PVC, exigem pouca manutenção e podem também ser encomendadas sob medida. Entretanto, um de seus pontos fracos é fato de possuir um baixo isolamento acústico e térmico. Talvez isso deva ser levado em conta ao pensar em como escolher esquadria.

Mais um para os modelos de como escolher esquadria: Esquadria de vidro

O vidro faz parte de diversas composições industriais e residenciais por todo o mundo. As esquadrias de vidro são bastante visadas em construções mais modernas, já que permitem uma melhor visualização do exterior da residência sem falar que absorvem melhor a luz solar.

Portanto, são ideais para salas e cozinha. Uma de suas desvantagens é o fato de ser muito limitado quanto ao tamanho e formato, e também acaba sendo mais frágil em comparação com os outros materiais. Com isso, acaba por não oferecer uma grande segurança em situações de arrombamentos, por exemplo.

Afinal, como escolher esquadria? 

Se você chegou a este artigo também se perguntando sobre qual o melhor material para esquadrias, a melhor resposta é que tudo depende do que você procura. Você precisa analisar quais são suas necessidades em relação a critérios como custo, segurança, estética dentre outros.

Por exemplo, se você procura economizar, o PVC é certamente mais barato em relação os outros tipos de materiais. Agora, se você deseja uma melhor iluminação interna na sua casa e com aspecto mais moderno, a esquadria de vidro pode ser sua melhor opção. 

No entanto, se você não se importa mais com durabilidade, a esquadria de madeira e alumínio podem cair bem. Sendo assim, tudo vai realmente depender do seus gostos sobre o que realmente mais importa para você.

Conclusão 

As esquadrias são peças que complementam a construção de janelas e portas. Hoje você aprendeu mais sobre analisar depois de pensar em como escolher esquadria. Conheceu seus principais tipos e formatos e agora está pronto para comprar conosco!

Visite agora mesmo o site da Bremenkamp Material de Construção e conheça nossos produtos!

Conheça nosso blog e receba dicas de obras com as novidades do mercado. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas promoções! Deixe seu comentário sobre qual assunto deseja por aqui, vai ser um prazer te ouvir!

Sobre a loja

Compromisso de ser a campeã dos preços baixos com produtos da base ao acabamento da obra. Materiais de construção com garantia de qualidade e atendimento personalizado.

Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Distribuidora Campeão Indústria e Comércio - CNPJ: 04.920.643/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail