Blog: PROJETO DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL: DICAS PARA CADA AMBIENTE

Cada tipo de iluminação possui as suas especificidades e provoca sensações diferentes nas pessoas que frequentam aquele lugar. A iluminação amarela oferece uma sensação de conforto e relaxamento, por exemplo. Contudo, esse mesmo tom já não é indicado para lugares onde você precise ler ou preparar alimentos. 

Preparamos este texto para você entender melhor sobre o assunto. Vamos te dar dicas de tipos de iluminação correta para cada ambiente e o que não pode faltar para deixar a sua casa confortável e sofisticada. 

Se você é arquiteto ou trabalha com design de interiores, esse conteúdo também pode ajudar na hora de fazer um projeto de iluminação residencial para um cliente. 

O QUE NÃO PODE FALTAR EM UM PROJETO DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL

Antes de tudo, se você não tem ideia sobre iluminação e como harmonizar os ambiente, peça ajuda de um profissional para ajudar nessa tarefa. Assim, não corre o risco de você comprar objetos de iluminação que não irão servir aos ambientes da casa. 

Contudo, vamos ajudar você a entender o que deve ter em um projeto para valorizar uma casa. Confira!

APROVEITAR A ILUMINAÇÃO NATURAL

Em um projeto de iluminação em residências se deve considerar que alguns cômodos precisam ter portas e janelas de vidro para que a iluminação natural seja aproveitada. Nestes ambientes, a luz artificial será usada com mais frequência à noite.

COMBINAR DECORAÇÃO E ILUMINAÇÃO

A iluminação deve ser pensada como parte da decoração e não de forma isolada. Dessa forma, é importante que exista uma harmonização entre a iluminação e os móveis, objetos e cores da parede e do teto.

ANALISAR PONTOS DA CASA QUE PRECISEM DE MAIS ILUMINAÇÃO

Outro ponto importante que deve ter em um projeto de iluminação é pensar naqueles locais que exijam maior iluminação e aqueles que julgamos que não precisam, mas que fazem toda a diferença no dia a dia como a iluminação em closets, por exemplo. 

Ambientes com cores escuras na decoração exigem uma iluminação mais forte, para não criar áreas escurecidas demais. Assim como ambientes claros não precisam de lâmpadas de LED muito intensas, já que refletem a luz e ajudam a iluminar o local.

Alguns móveis ou objetos decorativos podem ter mais destaque com ajuda da iluminação. Isso também deve ser pensado em um projeto. 

DICAS DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL PARA CADA AMBIENTE

Agora que você já sabe os pontos principais que devem ter em um projeto de iluminação residencial, chegou a hora de saber que tipos de iluminação são mais apropriadas para cada cômodo da casa. 

  • Quarto

Lembra do que falamos a respeito da iluminação natural? O quarto é um ambiente que precisa ter janelas de vidro. Assim, a luz artificial é aproveitada no final do dia e a noite. 

Você pode usar luminárias ou teto com acabamento em gesso como rebatedores. Ter uma fonte de luz central, que ilumine de cima para baixo, também é fundamental. Deixar o quarto com uma iluminação mais uniforme e indireta ajuda a ter uma boa noite de sono. 

Nesse cômodo, é interessante que se tenha abajur e iluminação auxiliares próximo a cabeceira da cama para ajudar no momento de leitura ou em casos que a pessoa precise se levantar no meio da noite.

  • Banheiro

No banheiro é indicado priorizar uma iluminação que seja uniforme, principalmente na bancada e no espelho, para evitar sombras. Se o banheiro tiver banheira, então o ideal é que sejam utilizadas luzes indiretas não muito intensas, que proporcionem relaxamento.

  • Cozinha

A iluminação de cozinha precisa ser clara e difusa. Por isso, as lâmpadas devem emitir uma cor branca, que é mais intensa. Afinal, este é um lugar onde serão preparados alimentos. Caso precise, luzes direcionais também podem auxiliar nas tarefas.

  • Sala de Estar

Neste cômodo, podem ser instaladas lâmpadas amarelas que oferecem conforto e torna o ambiente mais acolhedor. As luzes difusas são as mais recomendadas, mas é possível usar spots de luz para destacar e valorizar alguma parte da decoração da sua preferência. 

  • Área Externa

Nesses ambientes, podem ser colocados pendentes acima de mesas e poltronas. Também podem ser instaladas arandelas nas paredes e refletores para dar mais luz em certos pontos da área externa. 

Agora você já sabe o que deve ter em um projeto de iluminação residencial e como criar a iluminação perfeita para cada lugar da casa. Visite o nosso site e adquira os objetos de iluminação que precisa. Nos siga nas redes sociais para acompanhar ofertas e outros conteúdos!

Sobre a loja

Compromisso de ser a campeã dos preços baixos com produtos da base ao acabamento da obra. Materiais de construção com garantia de qualidade e atendimento personalizado.

Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Distribuidora Campeão Indústria e Comércio - CNPJ: 04.920.643/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail